segunda-feira, 8 de agosto de 2011

VIVER RECUPERAÇÃO


O dependente químico em recuperação é a pessoa que tem uma doença incurável, por isso o dependente está em recuperação pela vida toda.

Na doença da dependência química não existe culpado, somente responsável, a culpa termina nela própria, e a responsabilidade começa nela própria. Não sou culpado pela doença, mas sou responsável pelo tratamento e o estar em recuperação.

O primeiro passo para estar em recuperação é parar de usar, não podemos esperar que algo funcione para nós se as nossas mentes e corpos ainda estiverem intoxicados pelo álcool e outras drogas.

O tratamento que só visa a libertação física, o deixar usar as drogas, corre o risco de que nas adversidades, recorrer à 'mesma solução' que é usar drogas, pois não ocorreram as mudanças interiores, ou seja o dependente disponha a buscar ajuda no seu interior, para descobrir um novo caminho que igual a um projeto de vida para resgatar-se como ser-ao-mundo. Em um projeto de vida é fundamental que seja em direção ao outro, ou seja que o outro esteja presente. Tratamento é pensar na vida a fim de resgatar de forma autêntica a experiência do EU e do NÓS. No fundo tratar é o dependente recomeçar a gostar de si mesmo, é valorizar a vida. Mudando a si, ao mesmo tempo muda seu posicionamento no social.

Afirmamos categoricamente que a drogadição não é uma condição sem esperança, e que existe o tratamento e o estar em recuperação.

O dependente após período de tratamento e ao estar em recuperação, começar a construir a sua auto-estima através dos seguintes itens:

- A minha recuperação não é para os outros e sim para eu ter equilíbrio na minha vida;

- Não utilizar a manipulação;

- Vá com calma, mas vá;

- Estabelecer e cumprir as metas;

- Quando do ressentimento se perdoar;

- Evitar amigos da ativa, hábitos, lugares, idéias e diversões;

- Trabalhar o bom humor;

- Evitar o isolamento;

- Ame-se, seja seu melhor amigo;

- Escolher a felicidade;

- Ter um sistema de valores racionais;

- Referir-se a si mesmo com nomes positivos;

- Colocar limite para as críticas destrutivas;

- Melhorar-se, tentar coisas novas;

- Respeitar seu corpo com alimentos nutritivos e exercícios

- Meditar, orar, relaxar, tirar tempo para si mesmo.

O dependente em recuperação, na condição de pessoa tem inúmeros direitos pessoais, destaco o seguinte - dependendo da maneira que trato as pessoas, tenho o direto de exigir coisas dessas pessoas como por exemplo: RESPEITO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails