segunda-feira, 29 de agosto de 2011

QUANDO O ASSUNTO É DROGA


1- Por que meu filho usa droga?

R: É difícil dizer um por quê. Hoje em dia os adolescentes têm acesso à informação em diversas fontes: nas escolas, através dos meios de comunicação, os pais quebram barreiras e conversam com seus filhos; mas isto não é suficiente. Usa por curiosidade, para sentir-se independente, por estar em uma fase conflitante e sentindo-se incapaz de enfrentar problemas, pela onipotência juvenil, para se sentir aceito pelo grupo.

2- Meu filho só usa maconha: devo me preocupar?

R: É Claro, a maconha vicia e causa dependência, a imagem vendida por alguns de que a maconha não faz mal é mentirosa. Ela causa dependência psicológica e provoca muitas alterações, como memória, ânimo, capacidade de concentração, percepção de sentidos, etc.

3- A bebida alcoólica pode levar a outras drogas?

R: Pode-se considerar uma porta de entrada quando usada regularmente. Para os adolescentes que buscam novas sensações é apenas o início; passado algum tempo a sensação conseguida já não é suficiente e novas drogas começam a aparecer em cena. Essa mistura de álcool/droga é muito complicada, já que se tornam complementares.

4- Como reconhecer uma pessoa dependente Química?

R: Normalmente, pela alteração do comportamento. Olhos arregalados e brilhantes, vidrados; o viciado fala rapidamente e alto, vai mal na escola, muda o grupo de amigos, não consegue mais cumprir horários, deixa de lado a higiene, não se preocupa com a alimentação, começa a mentir, manipula as situações a ponto de confundir as outras pessoas, mudança de humor etc. Se você notar qualquer alteração no comportamento do seu filho fique de olho, converse, procure ajuda.

5- Qual a droga mais perigosa?

R: Todas as drogas causam risco de vida. A diferença é a ação e o tempo que ela leva  para afetar o sistema nervoso central.

6- É muito difícil largar um vício?

R: É, sobretudo para os viciados em drogas, que criam forte dependência física, pois ao parar de usá-las, sofrem a síndrome de abstinência. Os usuários que já apresentam as síndromes de abstinência acabam usando a droga não mais pelo vicio, mas por que não suportam os sofrimentos causados pela falta dela, As drogas que criam dependência psicológica também provocam sofrimento ao indivíduo que quer deixá-las. Esses sofrimentos são de ordem psicológica, como ansiedade, angústia e frustração por não poder suportar a falta da droga, etc. Tudo isso pode levar uma pessoa a tornar-se agressiva, impulsiva, instável, irritável e, frequentemente,
a entrar em depressão profunda. O essencial para se largar um vício é a vontade, que muitas vezes só vem depois de um trabalho de conscientização.

Essas são algumas das perguntas, qualquer dúvida entre em contato conosco.

CENTRO DE RECUPERAÇÃO IMCACULADA CONCEIÇÃO

Ligue para nós: 3472 4552

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails