quarta-feira, 10 de agosto de 2011

CULPA III


SENTIMENTO DE CULPA

O mais interessante é que se pararmos para pensar verificaremos que realmente a culpa imobiliza, ao passo que a responsabilidade nos mobiliza para a ação, seja ela qual for. Normalmente a culpa causa danos irreparáveis - quando as pessoas param de viver - tornando-se mortos-vivos. O corpo pára de funcionar normalmente e instalam-se as doenças oportunistas que, fatalmente, nos levará ao óbito.
Culpa também está relacionada com a mentira. Mentir para o outro como também mentir para nós mesmos.
Muitas vezes também devido aos nossos mecanismos de defesa contra o que nos incomoda tendemos a acreditar na mentira, justamente para não sentirmos culpa. Como por exemplo: o filho chega em casa sem camisa e com os olhos muito vermelhos no dia seguinte ao combinado, e a mãe se assusta e reclama que o filho está com cara de gripado e corre para buscar agasalho, negando-se a acreditar que este filho está na verdade chegando drogado.
Outro caso interessante, quando nos referimos a mentiras, são as mentiras sociais, digamos as mentiras gentis, como quando fui tratado com muita gentilezas em uma reunião social e não gostei de nada, achei tudo de mal gosto e ao me despedir dos anfitriões esboço um sorriso e agradeço. Neste caso, não me caberia sair declarando que não gostei, visto que os anfitriões fizeram tudo para me agradar - e se não fui agradado, o problema foi apenas meu. Neste caso vou me responsabilizar internamente e não transferir para o outro.
As chantagens emocionais são bastante características quando se transfere a culpa por não suportar assumir as próprias responsabilidades. Isto normalmente acontece entre casais, nos jogos de poder e também nos jogos de manipulação entre pais e filhos.
No dicionário, culpa significa transgressão voluntária de um princípio ou regra e responsabilidade, a obrigação de responder pelos próprios atos ou de outrem. Então, ao dizermos "minha culpa, minha máxima culpa" podemos entender como minha responsabilidade minha máxima responsabilidade. Será que estamos preparados? É assim que estamos educando nossos jovens? É este o exemplo que estamos dando?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails