quarta-feira, 10 de agosto de 2011

CULPA IV


COMO LIDAR COM O SENTIMENTO DE CULPA?

A culpa é um dos sentimentos que mais estragos fazem dentro de nós. Quando reavaliamos um comportamento passado, do qual não concordamos com a maneira pelo qual agimos, tendemos a sofrer e nos culpar como uma forma, ainda que inconsciente, de nos punirmos por termos sido tão maus. Sentimos ainda, uma frustração entre o que não fomos e aquilo que achamos que deveríamos ter sido, com isso nos cobramos e nos culpamos.
Há pessoas que são muito severas, rígidas e críticas consigo mesmas, não se permitindo nenhum erro. Devemos lembrar que somos acima de tudo humanos, e nessa condição, é natural errarmos, pois todos estamos em processo de aprendizagem.

Geralmente somos impiedosos conosco, e transformamos os erros em culpas, mas a culpa em si não traz mutio benefício, ajuda sim enquanto o reconhecimento do erro traz aprendizagem. E quando aprendermos não fazemos de novo.
Identificando do que você se culpa, ou seja, o motivo e os pensamentos que teve quando agiu da maneira em que agiu e entender que naquele momento você fez o que acreditou ser melhor ter feito. Confesse seus erros, e assuma a responsabilidade por eles, procure fazer um novo caminho, não fique preso ao passado, pois só no hoje você poderá fazer as reparações necessárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails