segunda-feira, 29 de agosto de 2011

SÓ MAIS HOJE, AMANHÃ EU PARO


O Recuperação da Dependência Química é um processo longo, lento e doloroso. Inicia-se quando o indivíduo começa a perceber que a droga está causando-lhe problemas e por isso começa a pensar: "Tenho que largar isso..." Mas, no início o pensamento é frágil, o desejo é fraco.
Nota-se uma vontade de abandonar o vício inconsistente e passageiro, que facilmente desaparece frente ao estímulo ao uso de drogas. Frente a este estímulo, o pensamento passa a ser: "Ah, só mais hoje, amanhã eu paro... a semana que vem... no próximo mês... no próximo ano." Assim, o tempo vai passando os problemas aumentando e a dependência se intensificando.
Frente a isso o indivíduo consegue abster-se do uso por alguns dias, semanas. De repente, a parte doente revida, seduz e mina a parte saudável criando armadilhas, se fortalecendo e levando-o à recaída.
A recaída, por sua vez, é inevitável na grande maioria dos casos, frustra a família, os amigos, mas, principalmente, ao dependente. Este começa a se incapaz, impotente diante da batalha a ser vencida. Angustia-se e o alívio parece ser... voltar ao consumo da substância mágica e enganosa.
Nessa fase do processo de recuperação em que o indivíduo diz: "Eu quero parar, mas não consigo." É vital que se recorra a uma ajuda externa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails