quarta-feira, 17 de agosto de 2011

AS 7 PALAVRAS DE MAIRA II

Segundo Palavra "Então disse Maria: Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo afastou-se dela." (Lucas 1, 38)
Esta segunda palavra trata de uma completa disponibilidade para tudo que agrada a Deus, atualizando a atitude do salmista (Salmo 40,9), o melhor da atitude do Messias (hebreus 10,7). Estas são as palavras de submissão total à vontade de Deus.

A chave da santidade da Virgem, o segredo de sua vida o proclamou nesta palavra. Maria, ao chamar-se escrava do Senhor declara que é sua propriedade, aberta por completo ao mistério divino. Ao se definir escrava descobre a profundeza de sua alma religiosa, como alguns dos pobres do Senhor que, em sua humilhação, colocam toda sua confiança no Senhor.

Ao fazer-se escrava nos mostra uma Maria plenamente entregue ao plano do Pai. Trata-se de sua inteira disponibilidade. Sem entender tudo, nem perguntar demasiadamente, confiando desde sua pobreza no amor do Pai, deixa fazer-se o Plano de Deus sobre ela e a todo desígnio de salvação para o mundo.

A grandeza de Maria está em seu "faça-se", em acolher incondicionalmente os desígnios de Deus. Nesta palavra é onde melhor se faz transparente o modelo do crente: o que se abre para dizer sim a Deus. O "faça-se" da Virgem, mais que uma virtude, nos fala da santidade plena. Maria acreditou e se entregou intensamente ao caminhou em direção do rosto do Senhor.

Maria compreendeu que tudo o que iria suceder seria obra da graça, por isso disse: "Faça-se em mim". Santo Agostinho afirma que Maria "concebeu Deus em seu coração antes que em seu corpo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails