quarta-feira, 17 de agosto de 2011

AS 7 PALAVRAS DE MAIRA VI

Sexta Palavra "Como viesse a faltar vinho, a mãe de Jesus disse-lhe: Eles já não têm vinho." (João 2,3)

Palavra de suplica, de pedido. A Virgem sugere a Jesus seu primeiro milagre e de algum modo antecipa o começo de sua vida pública. Ainda que Jesus descarte seu pedido, Maria não é contestada e por isso ela confia, espera e alerta os serventes para que prestem atenção no que seu Filho falará. São João parece haver escolhido esta atitude da Virgem que manifesta o papel que terá para sempre: exporá a Jesus as nossas carências, enquanto nos seguirá pedindo que devemos cumprir o que seu Filho nos manda fazer.

"Três dias depois, celebravam-se bodas em Caná da Galiléia, e achava-se ali a mãe de Jesus." O papel da mãe de Jesus foi contribuir para que a festa de casamento não se estragasse que não ficasse mal aquela família, e que não acabasse a alegria.

Aqui devemos sublinhar sua sensibilidade de mulher e de mãe. Parece ser a primeira que se dá conta de que corre risco a festa. "Não tem vinho", de modo mais natural menciona uma necessidade para que o Filho a socorra. Apresenta a situação, intervém, chama a atenção de Jesus. Seu pedido é discreto porque confia no Filho. Este é o estilo da oração confiante. Maria diz o que sente; Jesus dará a solução.

Aprofundando neste episodio das bodas de Caná, se vislumbra a meditação material de Maria, uma meditação totalmente dependente de Jesus Cristo e que de nenhum modo pode ofuscar, pois se trata de uma meditação de intercessão: a Virgem pede pelas necessidade dos homens e mulheres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails