quarta-feira, 19 de setembro de 2012

QUEM É JESUS PARA VOCÊ?

Quando Jesus pergunta: “Quem dizem os homens que eu sou?” Temos respostas erradas. Isso porque somente a razão humana, jamais alcançará verdadeiramente o mistério de Cristo. A verdade sobre o Senhor e sua absoluta necessidade para a salvação do mundo, somente pode ser compreendida à luz da fé. 

Fé é uma virtude que nasce no coração humilde e aberto para o Senhor. O homem fechado em si mesmo, preso ao seu orgulho e as meras lógicas humanas, jamais poderá penetrar nos mistérios do amor de Deus presentes em Cristo, e experimentar a doçura da salvação. 

Quanto já se disse de Jesus? Já o descreveram como um grande sábio, como um homem bom e justo, como um pacifista, um pregador, um revolucionário, até de extraterrestre já ouvi chama-lo. Mas, para nós cristãos, Jesus não é uma teoria que ouvimos dizer, mas uma experiência de nossa vida, uma pessoa que conhecemos pelo testemunho da Igreja, e que, a partir de então, nosso Divino Salvador torna-se amigo e companheiro de jornada. E nessa convivência dia a dia ele vai se revelando como Deus e único Salvador. 

Ante as opiniões do mundo, o Senhor dirige a pergunta a nós, seus discípulos: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Todos nós devemos responder quem é Jesus, não se trata de uma resposta somente teórica, mas, uma resposta que deve ter repercussões na nossa vida. 

Quem é Jesus para mim? 

Que papel desempenha na minha vida? 

Como me relaciono com ele? 

Procuro por ele na oração, procuro de todo o meu coração viver na sua palavra? 

Estou disposto a construir minha existência de acordo com a sua palavra? 

Deixo-me julgar por ele? 

Eu procuro participar da sua missão para a salvação da humanidade? 

São perguntas muito atuais, quando nosso mundo vira as costas para o Cristo. Acusando a Igreja de ultrapassada. Cada vez mais vemos o mundo vemos o mundo declarando a sua independência de Jesus Caminho, Verdade e Vida. Até dizem ter fé em Deus, procurando que ele resolva os seus problemas, mas muitos não estão dispostos a se deixarem guiar por sua Palavra. Por isso irmãos, mais que nunca, nós cristãos devemos proclamar com a palavra e com a vida que Jesus é nosso Senhor e nossa única Verdade! 

Pedro respondeu: “Tu és o Messias!”, “Tu és o Cristo, o Esperado de Israel, aquele que Deus prometera aos nossos Pais!” Jesus declara então: “Não foi carne nem sangue que te revelaram isto, mas o meu Pai que está nos céus”. Somente o Pai, no Santo Espírito que habita em nós, é que pode nos revelar quem é Jesus. A fé não é uma experiência acadêmica, não é fruto de estudos. Para um cristão, crer é entrar na experiência que há dois mil anos a Igreja vem fazendo na Palavra, nos sacramentos, na vida de cada dia: a experiência do Cristo Senhor, que foi morto pelos nossos pecados e ressuscitou para nossa Salvação. 

Quem se coloca fora dessa fé, fé da Igreja, já não é cristão! A nossa fé é pessoal, mas nunca individual: cremos na fé da Igreja, cremos no Cristo da Igreja, cremos como Igreja e com a Igreja. 

Acredito que muitos ficaram surpresos quando “Jesus proibiu-lhes severamente de falar a alguém a seu respeito”. Por quê? Porque havia o perigo de pensar nele como o messias do sucesso, das curas, dos shows da fé, como ainda vemos tanto por ai. 

Jesus só assume de modo público que é o Messias quando estiver preso, amarrado, diante do Sumo Sacerdote. Aí já não haverá ocasião para engano. Mas, aqui a pergunta? Também nós, muitas vezes, não temos a tentação de querer um Cristo do nosso modo. Amamos o Cristo como ele é ou o renegamos quando ele não faz rapidamente o que pedimos? Será que estamos realmente dispostos a fazer o que ele nos pede, ou apenas o procuramos quando queremos algo dele. 

Exatamente para deixar claro que tipo de Messias ele é, Jesus começa a anunciar a CRUZ. Eis, o tipo de Salvador que Jesus é! Será que nos interessa? Estamos nós dispostos a seguir um Mestre assim? 

Não será a nossa a mesma atitude de Pedro, que repreende Jesus, que desejaria um mestre menos radical? Não é essa a maior tentação nossa: um Cristo sem cruz, um cristianismo sem renúncia, uma vida cristã que não nos custe muito esforço? 

A resposta de Jesus é clara, como diz o gaúcho: “curto e grosso”. “Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. Pois quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; mas quem quiser perder a sua vida por causa de mim e do Evangelho, vai salva-la!” O caminho é este, sem máscara, sem acordos, sem jeitinhos! Nosso Senhor nunca nos enganou; sempre disse claramente quais as condições para segui-lo... 

Estas palavras que nos incomodam nos provocam e nos desafiam. Que o Senhor nos conceda a graça de reconhecê-lo como nosso único Salvador, de segui-lo como nossa única Verdade e de nele viver como nossa única Vida, ele que é bendito pelos séculos dos séculos. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails