quinta-feira, 27 de setembro de 2012

COMO LER A BÍBLIA

Por - Pe. Bonifácio Schmidt

A Bíblia é uma biblioteca de 73 livros em um volume só. Ela contém Palavra de Deus. Para ouvirmos, lermos, termos contato com a Palavra de Deus, a bíblia é um dos meios privilegiados. Deus se dirige a seu povo e quer conversar com ele. O ideal é ler em comunidade (povo!) a bíblia e descobrir o que Deus quer nos falar hoje através de um texto bíblico que é, na verdade, um texto humano. Este texto humano da bíblia tem mais de dois mil ou até mais de três mil anos e isto quer dizer que foi escrito em outra época, cultura, sociedade, muito diferentes que a nossa época, cultura e sociedade. 

A Palavra de Deus tomou de empréstimo o jeito humano de falar e de se expressar. Nós precisamos entender o jeito humano da época em que foi escrito para podermos chegar à Palavra que Deus nos quer dirigir hoje. Enquanto escrito histórico não é palavra de Deus. Ela se torna Palavra de Deus quando encontra um leitor com fé. Um ateu pode ler e estudar a bíblia mas não vai encontrar palavra de Deus porque lhe falta o dom da fé. 

É bastante importante entender o que o escritor humano quis dizer para os seus leitores, os seus contemporâneos. Para isso é bom diferenciar os gêneros literários: saber quando se trata de poesia (salmos), de história (Crônicas, 1Macabeus), de profecia (Samuel e Reis, Jeremias, Isaías, Joel,), de contos épicos (Pentateuco, de modo geral), de romance (Ester), de testemunho (evangelhos), de carta (cartas do Novo Testamento), de ironia e humor (Jonas), etc. 

Ela pode se tornar Palavra de Deus HOJE para nós. Por isso, é muito importante vermos o HOJE para o qual a palavra contida na bíblia tem alguma mensagem. Enquanto a bíblia não nos fala para dentro de nossa vida é provável que não captamos a Palavra de Deus e apenas tenhamos informações sobre histórias sagradas. A Palavra de Deus é descrita com muita propriedade por Hebreus 4,12s: “Pois a Palavra de Deus é viva, eficaz e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes; penetra até dividir alma e espírito, junturas e medulas. Ela julga as disposições e as intenções do coração. E não há criatura oculta à sua presença”. 

Um excelente modo de fazer este contato com a bíblia é em grupo, ou comunidade onde todos possam oferecer sua contribuição. Círculo bíblico, grupos que se exercitam no método da leitura orante, estudos bíblicos, etc. Tudo pode favorecer a familiaridade com a bíblia e com isso o contato freqüente com a Palavra de Deus. 

Escutar Deus falar para nós, sem dúvida, é das coisas mais importantes que podemos fazer na vida! Mas precisamos nos reeducar para tanto. Esta é a tarefa que conscientemente precisamos assumir. Ou nos reeducamos e vamos escutar Deus nos falando para dentro da nossa vida e nos ajudando a viver de modo mais gostoso ou a gente vai tocando a vida em frente com dificuldade mas não permitindo que Deus possa ajudar. Deus nos quer um bem imenso e nunca vai querer o pior mas sempre quer o melhor para nós. Para que isto possa acontecer nós precisamos nos deixar envolver por Deus. 

É o Espírito Santo que está no mais íntimo de nós quem poderá nos ajudar a encontrar a Palavra de Deus. Ele esteve presente em todo o processo de inspiração da bíblia e está também presente quando tentamos descobrir o que Deus nos quer falar. Quando procuramos viver sozinhos, sem a ajuda amorosa de Deus nós nos desumanizamos, nos alienamos do projeto de salvação de Deus. Quando nos esforçamos para escutar Deus na sua verdadeira palavra de libertação dos males então nos humanizamos como ele nos projetou. Fazer isto é das coisas mais gostosas da vida. 

Faça da sua vida algo muito gostoso. Use com muita freqüência o canal de comunicação com a Palavra pelo Espírito Santo que mora em ti. O Espírito Santo vai te iluminar para poderes compreender com grande gosto e aplicar na vida a Palavra de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails