quarta-feira, 25 de março de 2015

DESCONFIANÇA

"Parece que o discurso da família vai se tornando vazio, sabe? É como se fosse uma coisa que bate, mas não entra mais. Então se fecha, e nós começamos a desconfiar cada vez mais." (Maria - irmã) 

O codependente vive uma intensa desconfiança de várias coisas, dentre elas a de que está sendo roubado e enganado. Pode haver chantagens emocionais para o dependente químico conseguir dinheiro e bens materiais para serem trocados por drogas. O codependente desconfia de que seu componente familiar possa estar mentindo, começando, assim, as inúmeras interrogações, surgindo um grande sentimento de vazio e impotência de que tudo que ele está fazendo não está tendo o resultado esperado. 

O grupo de apoio/suporte revelou, por meio de suas produções e verbalizações, que essa desconfiança não é somente do codependente para com o dependente químico, mas do codependente para com ele próprio. Esse clima de desconfiança ocasiona incertezas no familiar até mesmo em relação aos próprios sentimentos ou ao conhecimento de si mesmo, e ele passa a não confiar nas suas decisões e se sente inseguro quando tem de tomar alguma atitude. 

Essa constante desconfiança produz um sentimento de vazio interior que pode resultar na perda, dentre outras, da fé e da confiança em um ser superior, tão presente nos membros desse grupo. Essa forma de expressão da codependência resultou, inúmeras vezes, na utilização de fatores curativos, como instilação de esperança e altruísmo pelos participantes durante o processo grupal. 

E quando o familiar descobre que algo de que ele desconfiava, em relação ao usuário, se concretizou, ele passa a cobrar mais ainda, fazendo inúmeras pressões emocionais e ameaças. Começam, então, a surgir, da parte do dependente químico, promessas de mudança, quase sempre não cumpridas. Não podemos nos esquecer de citar que, com isso, a família, passa a viver todo esse clima de desconfiança gerado, principalmente, pela relação de ambos: familiar com atitude de codependência e dependente químico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails