segunda-feira, 16 de março de 2015

Vergonha

Um dos obstáculos para o tratamento da dependência química é a vergonha dos familiares em aceitar que a droga é um problema naquele lar. Quando o dependente é encaminhado para o tratamento, os familiares sentem-se envergonhados perante os vizinhos.
A dependência química causa preconceito porque a questão é cercada de valores e conceitos morais. Apesar disso, quase todas as famílias têm algum dependente químico, seja de drogas ilícitas, álcool, cigarro ou drogas lícitas, os medicamentos.
Atualmente, os casos mais graves estão relacionados ao consumo do crack, droga que causa alto grau de dependência, e com muita rapidez. Já não é uma droga que afeta somente o adolescente. Independentemente da classe social, hoje temos muitos idosos utilizando crack, principalmente aqueles que já tinham um histórico de alcoolismo.
O crack é uma droga que causa fissura durante o uso, ou seja, enquanto a pessoa está fumando, já sente vontade de utilizar ainda mais. O dependente químico perde totalmente a capacidade de controle. Muitas pessoas fumavam até acabar o dinheiro, e depois estavam dispostas a fazer qualquer coisa para conseguir mais uma dose

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails