domingo, 26 de agosto de 2012

A IGREJA CATÓLICA É MUITO EXIGENTE?

Uma pessoa veio me repreender dizendo: “padre a sua pregação é exigente de mais, o senhor tem que maneirar, a Igreja Católica está perdendo fiéis porque é muito exigente.” Mas eu penso de que adianta uma Igreja cheia de pessoas vazias? A pregação da Igreja não deve ser para agradar as pessoas, mas para salvá-las do mal. 


Ninguém, jamais, poderá dizer que foi enganado pelo Senhor! Deus nunca falou palavras agradáveis só para nos seduzir. Deus não fala o que queremos escutar só para nos manipular. Deus é verdadeiro, leal, honesto e justo! Não esconde suas exigências, não omite suas condições para quem deseja segui-lo. 

O profeta Josué (Js 24) manda o povo escolher entre: seguir os ídolos, que não exigem nada; ou, seguir ao Senhor, que é exigente, e corrige os que nele esperam. Josué deixa claro que nosso Deus não se preocupa em querer agradar, não diminui suas exigências para ser aceito pelos homens, mas, valoriza a fidelidade ao seu amor, valoriza aquele que procura, mesmo com sacrifício, ser fiéis à sua Palavra! 

O Evangelho é ainda mais claro. Após ouvir Jesus (Jo 6), muitos discípulos se escandalizaram, mas, o Senhor não muda sua palavra para agradar. Não volta atrás para ser aceito, não facilita as coisas só para encher as igrejas. Não mesmo! Popularidade e aceitação nunca foram seus critérios! Ainda que sua palavra escandalize, ele nunca volta atrás. O Senhor nunca se converte a nós; nós é que devemos nos converter a Ele! 

Diante do murmúrio dos discípulos, Jesus não facilita, ao contrário, exige ainda mais, apresenta a cruz. Deixa claro que não poderá segui-lo quem não estiver disposto a tomar a própria cruz! 

Quem pensa segundo a carne, segundo o egoísmo, a vaidade, quem procura conforto, vantagem, jamais entenderá a Palavra do Senhor. Sempre a julgará pesada, dura, difícil. 

Acolher Jesus, só é possível quando estamos abertos a sua Graça. Porque, acolher a cruz significa desejar mudar de vida. Pois o Evangelho exige a conversão do coração, exige deixar-se guiar pelo seu Espírito Santo. Quando isso acontece, experimentamos como o Senhor é bom, o quanto é suave, o quando é doce segui-lo! Então sua palavra não é mais dura, mas balsamo da vida, suas exigências não são mais difíceis, mas segurança e conforto na caminhada. 

Um belíssimo exemplo nos dá São Paulo ( Ef 5) nos dizendo que: o sentimento que deve nortear o comportamento familiar é o amor. Claro que não o amor que ouvimos nas músicas ou vemos nas novelas. Mas aquele amor manifestado por Jesus na cruz, aquele amor entre Cristo e a Igreja! Que beleza, e, que desafio. Um sonho: marido e mulher se amando como Cristo e a Igreja se amam, marido e mulher sendo felizes na felicidade um do outro. 

Para o cristão, a família não é apenas uma instituição humana, mas uma instituição divina, um sacramento da Igreja. Mais ainda: a família é a primeira Igreja. Ali, é Jesus quem deve reinar. 

Que desgraça, vemos hoje em dia com banalização da família. 

A família é santa, a família é sagrada, a família não pode ser profanada com desamor, indiferença, imoralidade, violência, consumismo, vulgarização! 

Que beleza, um homem e uma mulher unidos no amor com a bênção do Senhor gerando filhos, para o mundo e para a Igreja. Este é o sonho de Deus para a família! 

Aos olhos de Deus, não há outra forma de união familiar! Um homem, uma mulher; um esposo, uma esposa e os filhos. Que bênção, que felicidade quando se vive isso de acordo com o amor de Deus. Que doçura poder partilhar as alegrias e tristezas, as lutas e dificuldades num lar cristão, onde juntos rezam, partilham, e vencem as dificuldades! Mas é fácil? Não, claro que não é fácil. Mas não é porque é difícil que a Igreja vai deixar de pregar o que o Senhor nos pede, ou dizer que agora qualquer coisa serve como família. Não é fácil, mas é o ótimo, o ideal, o sonho de Deus para a família, e, é possível, por isso deve ser pregado, buscado, desejado. 

Assim é a Palavra de Deus. Não é fácil: é exigente, requer renúncias, requer cruz, mas é bom e nos faz feliz. E Jesus, mais uma vez, nos pergunta: “Isto vos escandaliza?” Vos escandaliza o matrimônio ser indissolúvel? Vos escandaliza a fidelidade conjugal? A castidade? A Virgindade? O Celibato sacerdotal? Vos assusta o dever de gerar filhos e educá-los com amor e firmeza? “Quereis também ir embora?” 

Que nossa resposta seja a de Pedro: “A quem iremos Senhor? Caminhar contigo não é fácil; acolher tuas exigências nos custa; compreender teus motivos às vezes é pesado... Mas, a quem iremos? Só tu tens palavras de vida eterna. Que as palavras de Pedro sejam as nossas e, como Josué, possamos dizer: “Eu e minha casa serviremos o Senhor!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails