sexta-feira, 17 de agosto de 2012

AS CRIANÇAS E AS BRIGAS DOS PAIS

Sabemos, com certeza, que não basta ter ótimas práticas educativas. Os pais também devem ter bom relacionamento entre eles. Quanto mais os pais brigam entre si, mais a criança tem tendência de apresentar comportamentos denominados antissociais (brigar, mentir, praticar bullying, gritar etc.). 

Conflitos simples entre os pais não são apontados como problemas se o casal consegue resolver as diferenças. Porém, se as brigas continuam, podem levar a sinais de depressão, ansiedade e outros problemas transferidos às crianças. 

AS CRIANÇAS E AS BRIGAS DOS PAIS
Quanto melhor a interação familiar, menos estressante é a relação entre pais e filhos. 

Quanto mais as crianças percebem a desarmonia dos pais, menos regras os adultos colocam e mais elas são consideradas "difíceis" por eles. 

Quanto mais as crianças percebem um clima conjugal negativo, menor o índice de habilidades sociais. 

Quanto mais estressante a vida do casal, mais frequentes as punições físicas em relação às crianças. 

Crianças cujos pais têm uma relação harmônica têm melhores relacionamentos com os amigos. 

Acredito que o problema não está na discussão, mas, sim, em como ela é conduzida. Discussões fazem parte dos relacionamentos. Se um casal diverge em algo, não precisa omitir dos filhos. Mas essa conversa deve acontecer com respeito, sem ofensas, humilhações e, especialmente, sem violência, seja ela física ou verbal. Casais que não se respeitam possivelmente facilitarão o surgimento de conflitos nos filhos. 

Se os seus filhos presenciarem uma briga séria, converse com eles depois e peça desculpas. Os filhos podem aprender muito com as crises. As pessoas brigam e se reconciliam, podem ter opiniões diferentes e se amar mesmo assim; podem se amar e brigar de vez em quando... É importante aceitar a opinião de outros e saber perdoar. Brigas ruins são compostas por insultos pessoais, expressões de hostilidade, xingamentos e agressão física. Discussões que levam ao aprendizado mostram expressões verbais de apoio ao outro, compreensão e empatia; cumplicidade e compromisso para resolução do problema. 

DEPOIMENTOS REAIS 

A professora fez a seguinte pergunta às crianças: "Se você pudesse fazer três pedidos para a fada madrinha, quais você faria?". Veja algumas respostas: 

“Queria que meus pais parassem de gritar comigo e minha mãe parasse de me xingar.” (menina de 6 anos) 

“Queria que meus pais não me batessem mais.” (menina de 7 anos) 

“Queria que meus pais parassem de brigar entre eles e meu irmão não brigasse tanto comigo.” (menino de 5 anos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails