terça-feira, 14 de agosto de 2012

COMO AJUDAR UMA PESSOA COM DEPENDÊNCIA QUÍMICA?

Só quem passa por uma situação desta dentro de casa ou até mesmo num convívio mais próximo sabe do que eu vou falar. Não é fácil ter um dependente químico rodeando a sua vida, pois chega em um momento que eles chegam até ser perigosos, causando ameaças de morte, entre outras coisas gravíssimas. No entanto, não podemos deixar que a pessoa destrua a sua vida assim, podemos ajudá-los e é isso que vamos fazer aqui. Leia o nosso artigo e aprenda como auxiliar um dependente químico nessa trajetória tão difícil que é o alcoolismo ou até mesmo as drogas. 


1. Saiba se a pessoa quer ser ajudada. O passo inicial para ajudar um dependente químico é saber se a mesma quer ser ajudada para que você possa auxiliá-la neste processo. 

2. Tenha uma conversa franca, e de preferência, a sós com ela e exponha todos os pontos negativos dela ser uma dependente e os pontos positivos que tirá-la dessa vida causarão. Mas, se mesmo assim ela se manter irredutível quanto a ajuda, muita pouca coisa poderá ser feita. 

3. Leve-a primeiramente a um grupo de ajuda. Antes de querer interná-la, o mais importante é levá-la a um grupo de ajuda especializado nas dependências que tomaram conta dela. Isso é melhor, visto que não tem um efeito tão grande quanto à internação. E, além disso, causa um impacto muito forte com as histórias de outras pessoas. 

4. Internamento pode ser a solução. Se mesmo com o grupo de ajuda, a pessoa não conseguir se livrar da sua dependência, a melhor forma para ajudá-la é interná-la. Mas, nada a força. A melhor coisa que pode ser feita é a pessoa ir por livre e espontânea vontade. 

Ajudar um dependente químico depende mais dele do que qualquer outra pessoa. Se ela mesma não quiser ser ajudada, não será você que vai conseguir isso. Antes de qualquer coisa, tenha àquela conversa franca com a pessoa e pergunte-a se quer mesmo sair dessa vida, pois se realmente quiser, a ajuda será muito mais facilitada.

LIGUE PARA NÓS - (51) 3472 4552

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails