A função primordial do uso de drogas na sociedade é, antes de obter o prazer, é o de evitar em pensar, é de não sofrer. O uso de drogas é uma tentativa então de não sentir a dor existencial.
Partindo do texto acima o problema não é a droga, nunca foi. A resposta ao problema ou a solução está no próprio usuário de drogas. Posso apenas afirmar que qualquer substancia química (incluso álcool), tem grande potencial de abuso. Numa linguagem simples: O cérebro humano é uma 'caixa preta' pouco conhecida. Eu não arriscaria, não com a cocaína!
Sabemos que a droga em si não mata o usuário, ele, ou você, poderá morrer em consequência de comportamentos de risco (conduzir sob efeito, pular da cobertura achando ser super-man; tretar com os primos do morro) ou por doenças causadas pela droga (atacando o coração, fígado, pulmão, artérias) ou ainda por contrair HIV, cirrose hepática, câncer, etc. que são tratáveis, mas certamente limitam o potencial de uma pessoa.
A mensagem que nos venderam e inconscientemente aceitamos é: Drogas: a "solução" ou "cura" para suas feridas mais íntimas:
• Quer manter o peso? Temos o diet e o light,
• Come demais? Temos anfetaminas...
• Bebe demais? Temos antidepressivos e ansiolíticos,
• A pipa do vovô não sobe? Temos a solução, é indolor!
• Não dorme? Temos os melhores hipnóticos,
• Está angustiado ou triste? Temos a química ideal para curar sua dor existencial.
CORPO MENTE E ESPIRITO
Somos corpo (medicamento em casos de comorbidades), somos mente (psicoterapia e se possível de forma contínua), somos espirito (reencontrar com Deus da forma que o concebíamos, seja qual for, redescobrindo as razões da existência, entendendo o poder superior) somos sociais (buscando novas amizades), enfim, renovando as atitudes, repensando todos os aspectos da vida e ainda contando com apoio de pessoas que nos amam, saindo definitivamente da autossuficiência, egocentrismo, defeitos de caráter, jogando fora o HOMEM VELHO que ainda possa existir ai dentro de você, dando espaço para o HOMEM NOVO, aquele que quer viver plena e intensamente, enfrentando a vida, suas dificuldades, e suas belezas, dessa forma, você poderá estar muito mais apto a se manter fora do alcance e da sedução destrutiva do universo da dependência química.
Nenhum comentário:
Postar um comentário